O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Artefatos de Borracha de Gravataí, com fundação reconhecida em 24 de outubro de 1984, quando o então Ministro do Trabalho reconheceu sua legitimidade, pois naquela época os sindicatos eram controlados pelo governo, saindo de uma ditadura. Todavia desde novembro de 1.980 os trabalhadores de Gravataí já se organizavam em associação de trabalhadores, tentando o desligamento do sindicato dos trabalhadores da borracha de São Leopoldo, o qual tinha sua baserepresentativa também no município de Gravataí, com movimentos organizados pelos trabalhadores, muitos ainda na categoria e alguns na atual diretoria. Como presidente da associação na gestão de 1980 à 1984 e primeiro presidente eleito do sindicato até 14 de abril de 1.988 o Sr. Paulo Roberto, mais conhecido como Paulo chinês. Assim, os trabalhadores de Gravataí se tornaram independentes de São Leopoldo.
O inicio foi muito difícil, sem verba, sem sede, poucos sócios e logo um grande problema, a dificuldade em direcionar força ao chão de fabrica e ter dedicação e fidelidade às decisões da categoria, um presidente que queria ser o poder pleno, sem ouvir os demais diretores, mesmo assim paralisamos a PIRELLI por 20 dias, Record nas Pirellis do Brasil essa Greve. Em 1988 houve forte disputa na eleição sindical, sendo nosso atual presidente o grande líder da oposição, que defendia como bandeira, sindicalismo voltado 100% para o chão de fabrica e austeridade na administração. A chapa liderada pelo atual presidente venceu as eleições, elegendo assim nova diretoria, tendo como presidente o Sr. Renato Fernandes Fraga, o qual foi escolhido após a chapa eleita por um plebiscito junto aos associados para a gestão 1988/1.991, fato prometido à categoria pelo nosso atual presidente em campanha.
Antes do final do mandato o Sr. Renato, enfrentou problemas de administração, tendo optado por realizar acordo com a empresa Pirelli e renunciado ao mandato, para atender seus interesses particulares, retirando-se da categoria. Foi nesse momento que nosso atual presidente, então secretário geral do sindicato, Sr. Moacir dos Santos Bitencourt, percebeu que precisava assumir a liderança e recuperar os 4 anos praticamente perdidos por administrações complicadas, assumindo a presidência com estilo democrático, mas firme em seus objetivos, ouvindo a todos e principalmente criando um elo, um sincronismo muito forte com os trabalhadores e desta forma fomo subindo degrau por degrau.
Em todas as gestões que se seguiram até o presente momento o Sr. Moacir dos Santos Bitencourt em sido eleito presidente, tendo democratizado essa diretoria onde todos independente do cargo que ocupam, inclusive suplentes, participam das reuniões com igual poder de voto. Por três oportunidades organizou plebiscitos para escolher novos componentes para renovação de diretoria. Desde 1.988, até a presente data o sindicato vem inovando e remodelando sua administração, bem como, sua estrutura física, sempre para melhor atender sócios e familiares.
Primeiro foi a construção da sede social e administrativa na Rua Antonio Donga, em que em um terreno medindo trezentos metros quadrados, tínhamos ali a sede administrativa com setenta metros quadrados e 230 m2 como salão de festas. Após foi efetuado uma permuta e a sede passou para a Rua Mendes Junior numa área de seiscentos metros quadrados, ou seja, o dobro do tamanho da anterior.
A seguir foi adquirida uma área na RS 118, com 8.300 m2, 12 vezes maior, atual sede social, permutando-se o prédio da Mendes Junior por área edificada; construindo um salão para festa com 780 m2 e uma sede administrativa com 300 m2, sendo terraplanado terreno e formado estacionamento para cerca de 300 veículos. Em 2007, após amplo debate com a categoria, tornamos realidade um sonho da Diretoria, que foi a construção de uma Sede Campestre, a qual naquela data foi lançada a PEDRA FUNDAMENTAL, inaugurando nas 22 hectares o sonho da área de lazer, onde hoje oferecemos aos sócios e familiares, momentos de alegria e descontração, buscando melhor qualidade de vida junto a natureza, onde se respira ar puro sem interferência da poluição das grandes cidades. Sabemos que ainda faltam etapas para o sonho ser totalmente realizado, mas muito já se construiu na sede campestre. Temos lá em funcionamento 02 campos futebol oficial, 02 açudes para os sócios e familiares curtirem sua pesca, 03 quiosques com churrasqueiras, salão de festas com churrasqueira, galpão crioulo com churrasqueiras com 02 canchas de bocha, piscinas, adulta e infantil, 04 vestiários, salão de festa, palco e pista com 400m2 para eventos.
Nosso sonho desta forma vai se realizando pois no início de 2014, adquirimos mais 20 hectares de área, totalizando 42 hectares, é um verdadeiro COMPLEXO para eventos. Sabemos que precisamos fazer muito mais e especialmente na DEFESA dos trabalhadores, hoje possuímos orgulho de ser um sindicato que coloca o carro de som na porta de fabrica e todos param para ouvir a diretoria; orgulhamo-nos de conseguir um PPR igual aos companheiros de São Paulo possuirmos salários e cláusulas sociais semelhantes, mas isso precisa de muita luta e inteligência, pois sabemos que no Rio Grande do Sul, os salários e PPRs de outras categorias são no geral muito inferiores a São Paulo, o que nos torna REFERÊNCIA no meio sindical do Estado gaúcho. Em nome da diretoria nosso muito obrigado a todos que fazem ou fizeram parte desse processo da evolução de nosso sindicato, que além de todas as realizações patrimoniais voltadas para o lazer e bem estar dos associados e familiares, continua sendo uma referência de luta para o sindicalismo da região e a nível nacional, pois nossas lutas e paralisações por melhores salários e condições de trabalho são conhecidas pelo movimento sindical, em especial a FORÇA SINDICAL a qual ainda não somos filiados, mas somos simpatizantes como se afilhados fossemos.
Nossas conquistas são resultado da paixão que temos por esse SINDICATO, por isso sempre colocamos o interesse coletivo acima dos individuais, isso é, sempre ouvir os colegas que derramam suor dentro da fabrica para ganharem o sustento seu e de seus familiares, enquanto estivermos a frente dessa diretoria, esse será o compromisso com os trabalhadores que contribuem e mantem firme a estrutura deste sindicato.
stiabgti@gmail.com
(51) 8593-0196
Rua Treze de Maio, 790 - Barnabé, Gravataí/RS